quarta-feira, 29 de abril de 2009

Bebé chorona!


Ainda agora estive a ler umas coisinhas na net, e pelo que vejo, a Nuria nao é muito normal, ou entao é mesmo especial de corrida, esta sacanita...

Passo a explicar: Pelo que li os bebés com 3 meses, deveriam moderar o seu choro...o que nao acontece com a Nuria, cada vez chora mais! Eu sinceramente nao sei o que fazer, porque cada vez que pego nela para ver se a acalmo ela ainda chora mais, e grita ao mesmo tempo, como se eu lhe estivesse a fazer algum mal...Qualquer dia tenho os vizinhos à porta a perguntar o que é que ela tem...Adoro os Momentos em que está bem disposta e tento sempre aproveita-los para a poder estimular um pouquinho, e falar para ela...e até já estou a pensar em comprar alguns livros para lhe poder mostrar imagens e dizer-lhe o que sao...

O meu problema é que esses momentos nunca sao compridos...porque reclama sempre por alguma coisa...A Melhor maneira que eu arranjei de a distrair é com os videos do Youtube...Ela adora, fica completamente vidrada...já desde os 4 meses, que mostra mesmo muito interesse! E às vezes, à medida que as imagens passam, eu digo-lhe o que sao...e ela farta-se de rir da minha expressao...hehe..


Ontem o dia nao correu la muito bem em relaçao à comida! Ela gosta, mas se lhe dou a segunda colher ja nao quer e chora muito ofendida. Depois tento dar-lhe maminha, mas ela rejeita completamente...como se ficasse muito ofendida...Começo a ficar preocupada, porque nem sopa nem leite...e o grande problema mesmo, é que cada vez mama menos do meu leite...e eu nao percebo porque...

Antes ela conseguia beber leite durante 30min e depois passadas as 3 horas voltava a mamar durante o mesmo tempo...mas agora o tempo das mamadas diminuiram para 10 min...e mesmo que a faça arrotar, e espere uns 10 ou 15min ela nao quer...e nao quer até passarem as 3 horas...e andamos assim durante toda esta semana...Ja experimentei dar-lhe biberao, mas tbm nao aceita, ja comprei um monte de tetinas diferentes e nao quer nenhuma...e dou.lhe sempre biberao com o meu leite...Que faço se isto continua?


Devo preocupar-me realmente?


Um beijo muito grande!

Marta e Nuria

16 comentários:

  1. Olá Marta,

    percebo perfeitamente a tua preocupação. A Leonor era igualzinha!!!

    Passava o tempo a dormir ou a chorar, os momentos em que estava acordada e sem chorar eram muito poucos. Reclamava colo a tempo inteiro e mesmo assim choraaaava. Ela sempre teve dificuldade em adormecer e além disso tem o sono levíssimo; penso que acordava ao mínimo ruído, zangava-se e depois não conseguia dormir.

    Quanto à alimentação, a Leonor também tinha as suas manias. Nunca mamou mais de 10 minutos e quando terminava não podia ficar deitada no colo, aliás deitada no colo só mesmo para mamar, porque tinha de andar sempre de pé, incluindo para adormecer (eu ficava com uma dor de costas...). Quando começou a comer, depressa começou a não querer mamar preferindo a sopa ou papa, mas ela tinha de estar sentadinha na espreguiçadeira...se estivesse no colo ou fosse agarrada já não queria. Ah, e quando se zangava por alguma coisa não queria dormir nem comer...para tudo tinha de estar bem-disposta ou então nada feito...e isto ainda continua!
    A partir dos 4 meses tb já ficava meia hora a ver a Leopoldina, mas passado esse tempo começava logo a chorar...

    Bem, se achas que a Núria chora demais ou anda a comer menos, fala com o pediatra para veres o que ele te diz.
    Mas se ela estiver bem é porque estás perante uma bébé muito chorona e que se quer impor a todo o custo...exactamente como a Leonor o é. E eu acho que é perfeitamente normal! E eu, também como tu, adorava os raros momentos em que ela estava bem-disposta!

    DIziam-me muitas vezes que não era normal que chorasse tanto, que devia ter fome ou alguma dor, mas eu comecei a ver que era apenas birra, que ela estava bem e que estava apenas perante uma bebé de personalidade forte.
    Aos poucos foi melhorando, mas não há assim tanto tempo que começou a rir mais do que chora.

    Desculpa o comentário longo, mas queria apenas que tivesses conhecimento de um caso semelhante ao teu. Os bébés não são todos calminhos, a Leonor nunca o foi.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Não precisas agradecer. Quando precisares de algo que eu possa ajudar diz...mas cada criança é um caso. E embora pequenos, já sabem o que querem. Diziam-me alguns que a culpa era minha, que ela estava mal habituada, mas nunca liguei a isso, sabia que era pura mentira. Eu fiz tanto para mudar-lhe os hábitos, mas sempre sem sucesso.
    Há que fazer-lhes as vontades todas...embora isso implique muito cansaço, noites em branco, dores de costas, de cabeça. Mas o tempo passa tão rápido... Eu dizia que não passava, estava desejosa que ela crescesse para começar a dizer o que queria, porque chorava...mas passou tão rápido.

    Aproveita todos os momentos com ela; deve ser o que ela quer também: a atenção e os carinhos da mamã.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. realmente e de te deixar preocupada, mas se ela mesmo ke mame so duante 10m e so volta a mamar 3h depois e sinal ke ficou satisfeita, o mesmo com a sopa...informas o medico e iram vigia la certamente...tb pode andar aborrecidinha com os 1ºs dentinhos eheh mesmo cedo pois e ficam rabugentinhos e 1º que ele rompa!...
    ela é linda!
    parabens
    jinho
    carmo

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu acho que não tens de te preocupar... o choro é a única forma que para já tem para comunicar, talvez venha a ser uma grande comunicadora... e com o tempo vai acalmar com certeza... cada bebé tem o seu timing, não te esqueças... calma, vai melhorar...
    Tracy Hogg, conheces? Fantástica e dá óptimos conselhos sobre várias situações.
    Quando chora já experimentaste andar com ela pela casa, sair de casa ou mudar de espaço... é uma sugestão. Calor, frio? Ruído? Será alguma coisa??? Ou será só ela a querer comunicar?
    Bom, desejo-te que acalme em breve, porque sem dúvida vai acabar por acontecer um dia, mas era bom que fosse para breve!
    Um beijo e força

    ResponderEliminar
  5. Acho que há bebés mais chorões que outros e isso não deve ser sinal de alarme porque, afunal de contas, também há momentos de paz e serenidade.
    Relativamente ao leite espero que outra mamã te dê conselhos porque a Dalila mamou até um ano e tal e quando desmamou foi naturalmente mas de repente. Desde aí nunca mais adorou leite.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que não te deves preocupar, os bebés são todos diferentes e isso não é motivo para te preocupares, são fases...

    Mil beijinhos grandes...

    ResponderEliminar
  7. Olá! Obrigada por nos seguires!! OLha a Ana tb chorava muito, muito e só eu é que não achava normal. Até o pediatra dizia q era normal, mas afinla não era! A minha Ana tinha intolerância ao leite de vaca e embora só mamasse até aos 6 meses (só mama mesmo!), era o que eu comia (com leite) e o leite que eu bebia que a deixava com dores daquela maneira e faziam com que ela rejeitasse a mama às vezes.
    Não era birra, eram dores. Podes fazer um teste muito simples: durante 2 dias não bebas leite nem comas nada que contenha leite (bolachas, bolos, tostas, manteigas, queijos, iogurtes, fiambre, etc.). Retira Mesmo TUDO. E depois vê se ela chora da mesma maneira...
    Com a Ana foi preciso ir a um 2.º pediatra que me recomendou este teste simples e descobrimos que era mesmo esse o problema. DEsde então deixou de chorar, passou a dormir melhor e a comer melhor também. Tinha 5 meses.
    Agora tem quase 19 e já resolveu a intolerância também (passa com o tempo, na maior parte dos casos).
    SE te puder ser de alguma ajuda, sabes onde me encontrar!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. MINHA QUERIDA
    CADA CRIANÇA É UM CASO!!!
    PENSO QUE SE ELA ESTIVER A AUMENTAR NORMALMENTE DE PESO, NAO DEVERAS FICAR MUITO PREOCUPADA...ELA VAI AGORA DEMONSTRANDO CADA VEZ MAIS A SUA VONTADE..EHEHH
    MAS SE TIVERES DUVIDAS, FALA Á PEDIATRA OU Á ENFERMEIRA QUE VOS SEGUE NO POSTO!
    SE PRECISARES AQUI ESTMOS
    DESEJO-TE UM DIA DA MAE SUPER ESPECIAL COM A TUA BONEQUINHA
    BEIJINHUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  9. Por cá nunca aconteceu mamar por meia hora… O Xavi mamava uns escassos 5 a 10 minutos e ficava sempre satisfeito por isso o que te pretendo dizer é que não é o facto de mamar mais ou menos que faz com que o bebé fique mais ou menos satisfeito!
    Se ela não quer mais provavelmente é porque está satisfeita… sossega mamã porque pelo que li ela está com bom peso ;o)
    A melhor forma de ficares tranquila é falares com o pediatra afinal ninguém melhor que ele para te orientar!
    Bom fim-de-semana.
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  10. ola passei para deixar um beijinho e desejar um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    depois de ir ao blog da Adriana, fiquei curiosa e entrei. bem valeu a pena.
    Vejo que tem uma bebé linda e ainda pequenina, por momentos fiquei com saudades em que a minha tinha essa idade. ao contrário da sua a minha, era muito sossegada. Durante o dia era raro dormir, ainda hoje é, mas de noite, isso era sagrado, dormia bem.
    Tudo de bom e muitos beijos.

    ResponderEliminar
  12. Olá querida mamã!
    Olha quanto ao facto de ser chorona, vais ver que isso depois passa :-) não te preocupes!
    Agora quanto ao leite...ao ler, lembrei-me logo de mim...a Leonor começou a recusar o meu peito...se mamava 30 min como a tua, depois passou para cerca de 15, 10, 5...falei com a pediatra, expliquei que a leonor recusava mesmo que lhe metesse o peito na boca, esticava-se para trás e continuava a chorar, ela disse-me que isso era sinal de que o meu leite já não era suficiente para ela... e que como já não saía com tanta abundância ela ficava chateada, apesar de nos parecer que até temos leitinho para eles pode não estar a ser suficiente, e depois quando tentava dar com o biberão era outro castigo....foi um processo muito complicado, experimentei todas as tetinas e mais algumas...até hoje so pegou nas da Nuk... e mesmo assim hoje em dia até já as cortei para que o leite saia com mais abundância. Se vires que ela não pega no biberão contigo experimenta ser outra pessoa a dar, porque ela sente o teu leite...e não quer o do biberão. Espero ter ajudado!
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  13. Os bebés podem ficar satisfeitos com pouco tempo a mamar.
    Já experimentaste dar-lhe o leite de colherinha? Já não me lembro o porque, pois dava peito, mas houve uma ocasião que tive de dar de colher, era a forma dele beber o leitinho.
    Experimenta na sopa cozer uma maçã, assim fica docinha e poderá ser que a Núria goste mais.
    Se tiveres dúvidas poderás sempre pedir conselhos a pessoal de enfermagem.
    Por falarem da Núria gostar dos videos do youtube, recordei-me que por essa idade o meu Marco gostava de ver futebol na televissão.
    Já experimentas-te por uma música calma a ver se a Núria deixa de chorar?
    Beijinhos,
    Ana e seus tesourinhos

    ResponderEliminar
  14. Ja pouco se pode dizer depois de todos estes conselhos! beijo grande!

    ResponderEliminar
  15. Olá!
    Cheguei a seu blog através de uma pesquisa no google sobre bebês, crianças que choram demais.
    Tenho uma filha de quase 1 ano que chora incansavelmente e quando engata no choro não pára mais. É muito angustiante para mim e para meu marido. A gente faz de tudo e nada dela párar de chorar. Ela chorar incontrolavelmente desde quando nasceu. Em casa, com ela, a gente não consegue fazer nada, porque é um sair de perto dela que ela começa a chorar. Dá pra perder a paciência. Mas, enfim, dizem que essa fase passa, espero mesmo que passe, pois essa interação mediada pelo choro é desgastante demais.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. oi já não sei o que fazer meu bebe de 3 meses não que mamar de jeito nenhum o ped já passou sulfato ferroso mas não resolveu continua sem apetite será normal?Só quer mamar quando passa de 5 horas.

    ResponderEliminar